Clique aqui e receba nossa

NEWSLETTER

BOOKMARKS

Central da Reciclagem

Medicamento / Remdio Vencido e Lixo Hospitalar

Sete em cada dez consumidores erram no descarte de remdios vencidos, conclui pesquisa

Consumidor erra no descarte de remédios vencidos, conclui pesquisa

Sete em casa dez consumidores jogam esses medicamentos no lixo comum.
Produto deve ser entregue em pontos de coleta para ser incinerado.

Do G1 SP

 

Uma pesquisa sobre o descarte de remédios vencidos trouxe um número preocupante: 70% dos consumidores não se livram desses medicamentos de forma correta. Remédio vencido não é lixo comum, mas o que quase ninguém sabe é como se livrar dele. Sete em cada dez consumidores jogam no lixo comum, de acordo com o estudo da Faculdade Oswaldo Cruz, o que é uma atitude perigosa. Alguém pode encontrar e usar esse remédio vencido.

Outros consumidores jogam o conteúdo líquido no vaso sanitário. “Também não é recomendado, porque o esgoto, apesar de ser tratado, vai contaminar o meio ambiente”, afirma Simone Lisot, superintendente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo.

O aposentado Vanderlan de Souza Brito encontrou uma solução: devolver na farmácia. Outro jeito correto de descartar remédio vencido é entregá-lo em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Uma farmácia municipal, no bairro do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, tem um armário reservado para guardar remédios vencidos entregues pela população. O local fica sempre trancado, e está praticamente vazio. Faz uma semana que ninguém entrega um medicamento fora do prazo de validade.

Todo o remédio vencido que chega é separado e encaminhado para incineração e depois para um aterro, medida ideal para não prejudicar nem as pessoas nem o meio ambiente. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou uma página especial para auxiliar quem deseja descartar remédios de forma adequada e não sabe como.

“A população não tem a noção do risco que é desprezar a medicação no lixo. Nós temos a certeza de que a medicação vai ser entregue em um local certo”, afirma o farmacêutico Sílvio de Faria

Saiba ONDE descartar sobra de medicamentos ou medicamentos vencidos: http://www.madeinforest.com/?reciclagem/home/id/886

www.centraldareciclagem.org

 

.: LOGIN
agenda