Clique aqui e receba nossa

NEWSLETTER

BOOKMARKS

Central da Reciclagem

Alumínio

Estudo de Cenario - Aluminio

ALUMÍNIO
 
Pelo quarto ano consecutivo, em 2004, o Brasil bateu recorde mundial de reciclagem de latas de alumínio para bebidas. O país atingiu o índice de 95,7%, o que significa 6,7 pontos percentuais acima de sua marca anterior, de acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas). Foram recicladas 121,3 mil toneladas, o equivalente a 9 bilhões de latas.
A compra de latas usadas injeta R$ 450 milhões por ano na economia nacional. A estrutura comercial já está estabelecida em todas as regiões. Nos cinco últimos anos, o que se observou foi o crescimento da participação das cooperativas e associações de catadores – de 43% para 52%. Nesse período, também houve maior engajamento da classe média, sendo que os condomínios e clubes são canais de coleta que cresceram de 10% para 19% em participação.
Atualmente, o mesmo alumínio de uma lata que sai da fábrica leva apenas 30 dias, em média, para voltar ao mercado como matéria-prima de uma nova latinha. A embalagem é inteiramente reciclada e o processo economiza 95% da energia elétrica necessária para a produção do metal a partir da bauxita. Para se ter uma idéia, o volume de energia poupada em 2004 – cerca de 1.700 GWh - é suficiente para abastecer uma cidade de mais de 1 milhão de habitantes como Campinas, no interior de São Paulo. Com a reciclagem, deixou-se de extrair 600 mil toneladas de minério no ano passado.
Vale destacar também que está sendo ampliado o aproveitamento de outras sucatas de alumínio. Foram recicladas, em 2004, cerca de 270 mil toneladas – o que representa 36% de seu consumo doméstico, ficando o Brasil quatro pontos percentuais à frente da média mundial (de 32%).


Discriminação                                                                 2003  2004
Latas consumidas (bilhões)                                           9,3   9,4
Latas recicladas (bilhões)                                              8,2    9
Índice de reciclagem (%)                                                89     95,7
Recursos gerados (milhões de reais)                       n.d.    R$450
Empregos gerados                                               160 mil      160 mil


Fonte: Abal
 

.: AUTENTICAÇÃO
agenda