Clique aqui e receba nossa

NEWSLETTER

BOOKMARKS

Eco Cidades
Registro - SP

Registro - SP

Registro é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se na mesorregião do Litoral Sul Paulista, na porção paulista do vale do Ribeira e é acessado por meio da rodovia Régis Bittencourt (BR-116). É limitado ao Norte pelo Município de Juquiá, ao Sul por Jacupiranga e Pariquera-Açu, a Leste por Iguape e a Oeste por Eldorado e Sete Barras.

.: Dados Gerais
agenda

Registro possui cerca de 80 bairros distribuídos em 716, 331 quilômetros quadrados de área, com cerca de 55 mil habitantes. A diversidade cultural e econômica e a concentração populacional fazem com que Registro seja conhecida como "Capital do vale do Ribeira", ou também como "Capital do Chá", em alusão a um dos principais produtos exportados pelo Município, principalmente até meados da década de 1990. O Município é oficialmente (conforme Decreto nº 50.652, de 30 de março de 2006) o Marco da Colonização Japonesa no Estado de São Paulo porque teria sido a primeira localidade a receber imigrantes japoneses interessados em investir em produção própria no Estado de São Paulo. O Conjunto Iguape (colônias de Registro, Sete Barras e Katsura ou Giporuva) foi cronologicamente a primeira grande colônia formada por japoneses no Brasil, e também a primeira entre as colônias fundadas por capital privado nipônico. Localizam-se no Município bens culturais da imigração japonesa que serão preservados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan): Sede da Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha, antigas fábricas de chá e residências de primeiros colonos japoneses, as Igrejas Episcopal Anglicana e de São Francisco Xavier e as primeiras mudas de chá da variedade Assam. Em vários pontos da cidade de Registro estão instaladas esculturas do artista plástico Yutaka Toyota confeccionadas com material das antigas fábricas de chá e dos armazéns e do engenho de beneficiamento de arroz.

.: Sustentabilidade
agenda

.

.: Meio Ambiente
agenda

.

.: Educação & Cultura Ambiental
agenda

.

.: Urbanismo e Habitação Sustentável
agenda

.

.: Resíduos (Lixo / Esgoto) & Reciclagem
agenda

.

.: Recursos Renováveis (Água e Energia)
agenda

.

.: Economia Sustentável Municipal
agenda

O Polo Regional de Registro é responsável por mais de 50% da produção de banana no Estado de São Paulo, que, por sua vez, é o estado que mais produz o fruto. Registro é pioneiro na plantação de chá em toda a América Latina. A cultura do chá-da-índia - Camellia sinensis (L.) Kuntze - no Brasil concentra-se na região do vale do Ribeira, principalmente nos municípios de Registro e Pariquera-Açu. Os principais países importadores do chá preto de Registro são Reino Unido, Alemanha, Holanda, Estados Unidos e Chile. Como 90% da produção de chá preto é exportada, a remuneração do dólar também afeta diretamente o preço pago pelo produto e os consequentes rendimentos das fábricas. Os preços recebidos pelo produto brasileiro no mercado internacional, para onde se destina a maior parte da produção, mostraram-se crescentes, de 1996 a 1998 (período em que a moeda brasileira esteve valorizada) e decrescentes de 1999 a 2002 (período de desvalorização do real). A instabilidade das condições climáticas e as chuvas irregulares também estimularam muitos produtores a reduzir ou até mesmo a extinguir a produção. Fonte: Instituto de Economia Agrícola (IEA) A cidade é conhecida também pelo plantio de junco e pela confecção de artefatos produzidos com esse material (esteiras, sacolas, jogos americanos e chinelos de palha com solado de borracha, entre outros produtos). O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) possibilitou a união dos produtores para a confecção de novos produtos derivados de junco, como bolsas, mochilas, pastas, almofadas, tapetes, sandálias, chapéus, viseiras, jogos americanos, caixas, cestos, almofadas e pufes, esteiras de tatame caneladas, com travesseiros, bolsos, dobráveis e para a prática de ioga. Levantamento da Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (CATI) realizado em 1998 mostrava que Registro era o município que mais produzia arroz no vale do Ribeira. Essa cultura ocupava 630 hectares no município naquele ano. Além do plantio de plantas ornamentais e da pupunha, a criação de búfalos tem se mostrado um negócio de sucesso e o município já produz muçarela orgânica certificada.

19742

Numero de Visitas da Eco Cidade

nesta página desde


.: CONTATOS
endereco

.
Registro
CEP: 11900-000

E-mail: prefeitura@registro.sp.gov.br
Telefone: (13) 3828-1000
Twitter: @prefeiturargt
Site: http://www.registro.sp.gov.br/
Blog: http://prefeituraderegistro.blogspot.com/

.: MURAL
agenda

Últimas postagens

.: AUTENTICAÇÃO
agenda