Clique aqui e receba nossa

NEWSLETTER

BOOKMARKS

Eco Cidades
Ilha Comprida - SP

Ilha Comprida - SP

Ilha Comprida - é um município brasileiro do estado de São Paulo. É uma cidade litorânea e localiza-se a uma latitude 24º44'28" sul e a uma longitude 47º32'24" oeste, estando a uma altitude a nível do mar.

.: Dados Gerais
agenda

Geografia Ponte sobre o Mar Pequeno, acesso a Ilha Comprida, antes feito por balsa. Possui uma área de 188,5 km². Possui esse nome devido a sua característica peculiar de ter 74 km de extensão e, no máximo, 4 km de largura em alguns pontos. Com 74 quilômetros de praias, áreas de mangues, sítios arqueológicos, matas, dunas e espécies raras de aves, a Ilha Comprida é uma das últimas áreas remanescentes da Mata Atlântica e um dos últimos ecossistemas não poluídos do litoral brasileiro. Faz parte do Complexo Estuário Lagunar de Iguape - Paranaguá, que constitui um dos maiores viveiros de peixe e crustáceos do Atlântico Sul. Por possuir importância ambiental, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a incluiu como Reserva da Biosfera do Planeta. O município que tem 100% de seu território - 252 quilômetros quadrados -, incluído em Área de Proteção Ambiental, desenvolve ações estruturais para se transformar em Cidade Modelo do Turismo Sustentável. As dunas de Ilha Comprida se espalham ao longo da orla nas proximidades do Mar Pequeno e são passeios obrigatórios. As dunas do Araçá, que ficam 7,5 quilômetros do lado esquerdo do Boqueirão, reservam surpresas aos visitantes com muitas formações, altura de até dez metros e uma linda vista para o mar. Também são encontradas no caminho do Boqueirão Sul em grandes extensões. Algumas delas terminam nas lagoas. Conhecer as dunas da Ilha é um passeio inesquecível na natureza. As aves típicas são um espetáculo à parte.

.: Sustentabilidade
agenda

.

.: Meio Ambiente
agenda

Estância balneária Ver artigo principal: Estância turística (São Paulo) Ilha Comprida é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Área de proteção ambiental Antes mesmo do município ter sido criado em 1991, a Área de Proteção Ambiental da Ilha Comprida já existia. Ela foi criada pelo decreto estadual 26.881 em 11 de março de 1987. Em 30 de novembro de 1989, o decreto 30.817, a APA foi definida como ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico). Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

.: Educação & Cultura Ambiental
agenda

.

.: Urbanismo e Habitação Sustentável
agenda

.

.: Resíduos (Lixo / Esgoto) & Reciclagem
agenda

.

.: Recursos Renováveis (Água e Energia)
agenda

.

.: Economia Sustentável Municipal
agenda

.

36505

Numero de Visitas da Eco Cidade

nesta página desde


.: CONTATOS
endereco

.
Ilha Comprida
CEP: 11925-000

E-mail: gabinete@ilhacomprida.sp.gov.br
Telefone: (13) 3842-7000
Site: http://www.ilhacomprida.sp.gov.br/home/

.: MURAL
agenda

Últimas postagens

.: AUTENTICAÇÃO
agenda